Mundo

Vitória do Brexit provoca 'terremoto' no mercado e a queda de David Cameron

Premiê deve permanecer no posto de chefe de Governo até outubro, quando o Partido Conservador celebrará seu congresso

Agência France-Presse
postado em 24/06/2016 06:51
Londres, Reino Unido - A decisão dos britânicos de sair da União Europeia (UE) provocou um terremoto que custou o cargo do primeiro-ministro David Cameron, afundou os mercados e ameaça desintegrar o Reino Unido. Os sócios europeus lamentaram a decisão dos britânicos e pediram o início o mais rápido possível das negociações de separação, para as quais há um prazo de dois anos, com possibilidade de prorrogação. "O Brexit é um golpe contra a Europa", declarou a chanceler alemã Angela Merkel, que convidou o presidente francês François Hollande, o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi e o presidente do Conselho Europeu Donald Tusk para uma reunião em Berlim na segunda-feira.



Hollande disse que a saída é um "teste" para a Europa, enquanto Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, negou que este seria o início do fim da UE. O resultado, no entanto, representa o fim do governo Cameron, que anunciou sua intenção de deixar o cargo diante da vitória do Brexit no referendo de quinta-feira por 52% a 48%.

A renúncia do chefe de Governo será efetiva antes do congresso do Partido Conservador, em outubro. "Eu não penso que seria correto tentar ser o capitão que orienta nosso país até até seu próximo destino", disse Cameron, visivelmente abalado, diante da residência oficial de Downing Street. "Os britânicos votaram a favor de deixar a União Europeia e sua vontade têm que ser respeitada", declarou. "Acredito que o novo primeiro-ministro é quem deve tomar a decisão de ativar o Artigo 50", afirmou, a respeito do Tratado Europeu de Lisboa, que abrirá o período de negociações para a ruptura.

Lágrimas nas ruas de Londres
Os vencedores estavam eufóricos. Com apenas um deputado no Parlamento, o líder do minúsculo Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), Nigel Farage, se tornou o grande vencedor por ter conseguido centrar a campanha no tema imigração, o que mais o interessava. Farage pediu que o 23 de junho seja declarado "Dia da Independência". "Agora temos uma oportunidade gloriosa para aprovar nossas leis e fixar nossos impostos de acordo com as necessidades do Reino Unido", disse o conservador Boris Johnson, ex-prefeito de Londres.



Johnson também disse que "não há necessidade de pressa" para negociar a saída. A União Europeia "foi uma ideia nobre em sua época", mas "não era mais correta para este país", afirmou. A euforia dos "Brexiters" contrastava com as lágrimas de Francesca Crimp, funcionária de um banco. "Estou assustada, votei pelo futuro do meu filho e agora me sinto muito insegura". "Esta cidade multicultural em que vivo mudará drasticamente, e o mundo não é mais o mesmo", disse.

Efeito dominó
Cameron defendeu a ideia de convocação do referendo, o segundo na tortuosa relação entre Reino Unido e UE. Os britânicos votaram "sim" à permanência no bloco europeu em 1975. "Temos uma democracia parlamentar, mas há momentos em que o correto é consultar a população", disse. As consequências do resultado podem perdurar por muito tempo. Assim, logo após o anúncio do resultado, a Espanha pediu imediatamente uma "soberania compartilhada" sobre Gibraltar.

Depois do anúncio, os independentistas escoceses anunciaram o início dos preparativos legais para a convocação de um segundo referendo de independência, enquanto o Sinn Fein irlandês também deseja que o Ulster possa votar para decidir uma união com a Irlanda. Ao mesmo tempo, representantes da extrema-direita da França e da Holanda defenderam a ideia de referendos similares ao do Reino Unido. Além disso, a Espanha pediu imediatamente uma "soberania compartilhada" sobre Gibraltar.

O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, disse que a vitória do Brexit é algo "fantástico" e afirmou que existem semelhanças entre as campanhas. "Vejo um paralelo real", disse Trump à imprensa ao falar sobre o Brexit e sua campanha nos Estados Unidos. "As pessoas querem recuperar seu país, querem a independência", afirmou. Trump fez a declaração em Turnberry, um campo de golfe que ele possui no sudoeste da Escócia.

Caos nos mercados
"Um desastre f...", resumiu um corretor da Bolsa de Londres à AFP. As Bolsas operavam em forte queda, a libra esterlina registrou a menor cotação em 30 anos e os investidores compravam títulos da dívida alemã, ameaçando com uma nova crise financeira na combalida Eurozona.

O Banco da Inglaterra se mostrou disposto a injetar imediatamente 250 bilhões de libras esterlinas em liquidez no mercado. "Os britânicos votaram (pelo Brexit), apesar das advertências da enorme maioria dos especialistas econômicos. Não há surpresa no fato de que esta manhã os resultados do referendo provoquem ressacas nos mercados financeiros globais", disse Daniel Vernazza, economista da Unicredit Research. A saída forçará uma transferência de milhares de executivos da City de Londres para Frankfurt, Paris ou Dublin.

Sem precedentes na UE
Nunca na história da UE um país havia votado para abandonar o projeto nascido nos anos 1950, das cinzas da Segunda Guerra Mundial. Os chefes da diplomacia da Alemanha, França, Holanda, Itália, Bélgica e Luxemburgo anunciaram uma reunião de emergência em Berlim. "Sou totalmente consciente de quão sério, dramático, é este momento. (...) É um momento histórico, mas certamente não é um momento para reações histéricas", afirmou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Não existirá um vazio jurídico enquanto o Reino Unido negocia formalmente como abandonar o bloco, completou. A negociação, de acordo com os tratados europeus, pode levar dois anos no máximo, a partir do momento em que um membro denuncia.

Após os dois anos, o divórcio precisa ser consumado, independente das divergências ainda existentes. Em jogo está o status legal de milhões de trabalhadores europeus no Reino Unido, de centenas de milhares de aposentados britânicos em países como Espanha, França ou Portugal. O referendo histórico evidenciou uma brecha insuperável entre regiões, gerações e classes sociais britânicas. As grandes cidades votaram de maneira majoritária pela permanência, enquanto as zonas rurais optaram pela saída. Os jovens estavam dispostos a permanecer dentro de um bloco que possibilita liberdade de movimentação, mas os idosos só conseguiam enxergar uma invasão de imigrantes, 300 mil por ano, que deveria ser interrompida o mais rápido possível.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação