Mundo

Fora da UE, Reino Unido quer reforçar cooperação com Brasil, diz embaixador

Após reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o embaixador relatou que o encontro também tratou da economia brasileira, mas teve o Brexit como principal assunto

Agência Estado
postado em 24/06/2016 19:11

O embaixador britânico no Brasil, Alex Ellis, disse nesta sexta-feira (24/6) que agora, num contexto fora da União Europeia (UE), o Reino Unido quer reforçar a cooperação com o País e continuar o crescimento do comércio e dos investimentos entre as duas nações. Segundo ele, a Grã-Bretanha continuará aberta para estudantes, pesquisadores e "talentos" brasileiros.

Após reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o embaixador relatou que o encontro também tratou da economia brasileira, mas teve o Brexit como principal assunto. "O resultado do referendo foi um ato de democracia. O meu país tem uma democracia sólida e antiga", afirmou Ellis.


O embaixador destacou que as trocas comerciais e os investimentos entre os dois países têm crescido nos últimos anos "Queremos manter a colaboração com o Brasil e continuar investimentos em projetos ;verdes; e pesquisas sobre mudanças climáticas. Somos a quinta economia do mundo e o Brasil tem uma economia do mesmo tamanho", acrescentou.

Questionado por jornalistas a respeito dos brasileiros que hoje vivem no Reino Unido, Ellis disse que, por enquanto, não muda para os imigrantes. "Nós temos uma grande tradição de abertura. Recebemos Caetano Veloso e Gilberto Gil nos anos 60 e esperamos continuar recebendo os talentos brasileiros", completou.

Ellis já havia conversado de manhã pelo telefone com o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn. Segundo uma fonte, o tema principal foi sobre o novo desenho internacional que se forma a partir de agora com o Brexit, após o referendo realizado ontem no Reino Unido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação