Mundo

Sobe para 32 o número de mortos em atentado em Istambul

"Um terrorista começou a atirar com uma Kalashnikov e, então, se detonou", relatou o ministro turco da Justiça, Bekir Bozdag, em pronunciamento no Parlamento, em Ancara

Agência France-Presse
postado em 28/06/2016 18:35

[FOTO733790]

Istambul, Turquia - Ao menos 32 pessoas morreram e 60 ficaram feridas, nesta terça-feira (28/6), em um atentado com três suicidas em um terminal do Aeroporto Internacional Ataturk, em Istambul, o mais importante da Turquia - anunciou o governador Vasip Sahin. "Três homens realizaram o ataque, 28 pessoas morreram, e 88 ficaram feridas", disse Vasip Sahin à imprensa.

Todos os voos estão suspensos. "Um terrorista começou a atirar com uma Kalashnikov e, então, se detonou", relatou o ministro turco da Justiça, Bekir Bozdag, em pronunciamento no Parlamento, em Ancara.



Uma grande onda de pânico varreu o terminal de voos internacionais, quando duas violentas explosões seguidas de tiroteio foram ouvidas, por volta das 22h (16h, horário de Brasília). Mais de dez ambulâncias foram enviadas ao terminal, noticiou a rede CNN-Türk.

[SAIBAMAIS]"Foi muito forte. Todo mundo entrou em pânico e começou a correr em todas as direções", disse um dos entrevistados à emissora. Um grande efetivo de policiais estabeleceu um perímetro de segurança na área afetada, segundo as imagens. Fotos divulgadas nas redes sociais mostram danos materiais significativos dentro do terminal e passageiros deitados no chão.

O aeroporto internacional de Ataturk é o 11; do mundo em fluxo de pessoas e registrou cerca de 60 milhões de passageiros no ano passado.

Rebeldes curdos ou extremistas
Em 2015, a Turquia foi atingida por uma série de atentados letais, atribuídos a rebeldes curdos e ao grupo Estado Islâmico (EI). Em entrevista à CNN-Türk, o especialista em Segurança e Terrorismo Abdullah Agar privilegiou a tese de atentado "jihadista". "Isso parece muito com os métodos deles", afirmou, referindo-se aos ataques contra o aeroporto e metrô de Bruxelas em março deste ano.

O outro aeroporto de Istambul, o Sabiha Gokcen, foi atingido em dezembro passado por um atentado. Um funcionário morreu.

Istambul e a capital, Ancara, as duas maiores cidades do país, sofrem desde o ano passado com uma sequência de atentados que já deixaram quase 200 mortos e um grande número de feridos.

Esses ataques foram atribuídos ao EI - que não reivindicou nenhum deles -, ou aos rebeldes curdos, sobretudo, do TAK, um braço do PKK, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão.

O PKK retomou as armas há um ano contra o governo, após um cessar-fogo de dois anos.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação