Mundo

Atentado em Istambul é o segundo ataque a aeroportos europeus neste ano

Em março, o aeroporto internacional de Zaventem em Bruxelas, na Bélgica, teve duas explosões e deixou 14 pessoas mortas

Gabriela Vinhal
postado em 28/06/2016 19:08

Esta é a segunda vez, em pouco mais de três meses, que um aeroporto europeu é alvo de ataques terroristas neste ano. Na noite desta terça-feira (28/6), o aeroporto internacional Ataturk, de Istambul, recebeu um atentado com três homens-bomba, que culminou na morte de ao menos 28 pessoas e deixou cerca de 60 pessoas feridas. Em 22 de março, o aeroporto internacional de Zaventem em Bruxelas, na Bélgica, foi alvo de duas explosões, deixando 14 mortos.

Em solidariedade, o perfil do Twitter do aeroporto da Bélgica postou uma mensagem de condolência aos turcos. "Nossos pensamentos estão com as vítimas dos ataques ao aeroporto de Istambul. Nós desejamos que eles, seus parentes e toda a equipe do local tenham força e coragem", escreveu. O aeroporto internacional de Ataturk é o 11; do mundo em fluxo de pessoas, e registrou cerca de 60 milhões de passageiros no ano passado.

Uma grande onda de pânico varreu o terminal de voos internacionais, quando foram ouvidas duas explosões, seguidas de um tiroteio. Mais de dez ambulâncias foram enviadas ao local, de acordo com a rede CNN-Türk. "Um terrorista começou a atirar com uma Kalashnikov e, então, se detonou", relatou o ministro turco da Justiça, Bekir Bozdag, em pronunciamento no Parlamento, em Ancara.

Ataques
Istambul e a capital, Ancara, as duas maiores cidades da Turquia, sofrem desde o ano passado com uma sequência de atentados que já deixaram quase 200 mortos e um grande número de feridos na região. Esses ataques foram atribuídos ao Estado Islâmico - que não reivindicou nenhum deles -, ou aos rebeldes curdos, sobretudo, do TAK, um braço do PKK, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão. O PKK retomou as armas há um ano contra o governo, após um cessar-fogo de dois anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação