Mundo

Líderes da UE debatem futuro do bloco em primeira reunião sem Cameron

Nesta cúpula informal, os 27 planejam conversar sobre as consequências práticas e políticas do Brexit, e abordar o processo de saída da UE, previsto no artigo 50 dos tratados europeus, segundo uma fonte diplomática

Agência France-Presse
postado em 29/06/2016 09:17
Bruxelas, Bélgica - Os líderes europeus se reúnem nesta quarta-feira (29/6) em Bruxelas pela primeira vez sem o primeiro-ministro britânico, David Cameron, para tentar definir o futuro de um projeto europeu atingido pelo Brexit. "Devemos seguir agindo, passar uma imagem unida de 27 membros. Não me entusiasma a ideia de fazer pequenos clubes", advertiu o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, ao chegar à reunião.

A questão da unidade é uma das chaves deste encontro. O presidente do Executivo europeu, Jean-Claude Juncker, já havia advertido na véspera que os países fundadores da UE "não são os únicos que levam o projeto adiante".

Juncker convocava de forma velada a não esquecer os países do Leste, depois que os países fundadores do projeto - Alemanha, França, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo - realizaram uma reunião sem o resto de seus sócios e, especialmente, depois que os presidentes dos três primeiros concordaram em apresentar uma proposta de "novo impulso" nesta quarta-feira.



No entanto, o apelo do presidente do Executivo europeu parece não ter dado resultados. A chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, realizaram uma breve reunião a três antes do encontro a 27.

Embora o primeiro-ministro belga, Charles Michel, também tenha ressaltado a importância de "mostrar a unidade dos 27", convocou uma "Europa a várias velocidades" para poder superar qualquer "risco de imobilismo".

Nesta cúpula informal, os 27 planejam conversar sobre as consequências práticas e políticas do Brexit, e abordar o processo de saída da UE, previsto no artigo 50 dos tratados europeus, segundo uma fonte diplomática. Além disso, os líderes podem convocar uma cúpula informal em Bratislava em meados de setembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação