Mundo

ONU se reúne com representantes dos EUA e Rússia sobre a Síria

Staffan de Mistura deseja relançar as conversações de paz sobre a Síria em agosto

Agência France-Presse
postado em 26/07/2016 12:27
Genebra, Suíça - O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, planeja uma retomada das negociações de paz "no fim de agosto", depois de se reunir nesta terça-feira em Genebra com funcionários de alto escalão russo e americano. "Fizemos certos progressos", declarou aos meios de comunicação, acrescentando: "nossa intenção, nosso objetivo (é) organizar uma terceira rodada de discussões até o fim do mês de agosto".

[SAIBAMAIS]De Mistura deseja relançar as negociações de paz sobre a Síria em agosto, após o fracasso de duas sessões de negociação realizadas durante o ano. Com este objetivo se reuniu durante o dia com o emissário americano para a Síria, Michael Ratney, e com o vice-ministro de Relações Exteriores russo, Guennadi Gatilov, algumas horas depois do encontro no Laos entre o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, e o secretário de Estado americano, John Kerry, à margem de uma cúpula dos países da Ásia do Sudeste (Asean).

Em meados de julho, Moscou e Washington concordaram em aumentar sua cooperação e implementar "medidas concretas" para que a trégua na Síria seja respeitada, além de colaborar militarmente contra os grupos Estado Islâmico (EI) e Frente al-Nosra, braço local da Al-Qaeda. A este respeito, De Mistura manifestou seu desejo de que estas medidas se tornem "concretas e visíveis".



Um total de 280 mil pessoas morreram e milhares foram obrigadas a fugir de seus lares desde a explosão do conflito sírio, em 2011. No dia 1; de agosto havia sido a data fixada pelas potências mundiais, regionais e a ONU, reunidas no Grupo Internacional de Apoio à Síria (GISS), para o início de uma transição política neste país, entre o regime do presidente Bashar al-Assad e os grupos de oposição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação