Mundo

Obra do pintor surrealista Salvador Dalí roubada há sete anos é encontrada

O detetive entregou as pinturas em bom estado a um investigador da Scotland Yard, em contato com o proprietário legítimo das obras

Agência France-Presse
postado em 27/07/2016 11:21
Haia, Holanda - Duas obras, uma de Salvador Dalí e outra de Tamara de Lempicka, roubadas em 2009 em um museu do norte de Holanda, foram encontradas, anunciou nesta quarta-feira o detetive especializado em obras de arte, Arthur Brand.

[SAIBAMAIS]Trata-se do quadro do pintor surrealista catalão Salvador Dali intitulado "Adolescência", de 1941, e da obra "La músico", da artista polonesa Tamara de Lempicka, de 1929, indicou Brand em sua conta no Twitter, onde anexou duas imagens. Ambas as pinturas foram roubadas em 1; de maio de 2009, em plena luz do dia, do museu Scheringa em Spanbroek (norte).

Vários homens encapuzados invadiram o museu e ameaçaram os funcionários e visitantes com uma arma antes de roubarem as duas obras e fugir em um veículo em poucos minutos. Os dois quadros caíram nas mãos de um grupo criminoso na forma de moeda de troca. Foi o mesmo grupo que contactou o detetive através de um intermediário, explicou o investigador ao jornal holandês De Telegraf.



"A organização não queria ser culpada da destruição ou revenda de obras de arte", disse Brand, acrescentando que as pinturas roubadas são muitas vezes utilizadas como garantia em operações entre grupos criminosos. O detetive entregou as pinturas em bom estado a um investigador da Scotland Yard, em contato com o proprietário legítimo das obras, cuja identidade não foi revelada, que havia emprestado ao museu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação