Mundo

Alerta em povoado guatemalteco por atividade do vulcão do Fogo

"Houve o relato da queda de cinzas em Yepocapa pelas autoridades locais que declararam um alerta laranja", que indica a preparação para uma evacuação caso seja necessário, disse o porta-voz da estatal Conred

Agência France-Presse
postado em 29/07/2016 15:57
Autoridades do povoado indígena de San Pedro Yepocapa, no sudoeste da Guatemala, declararam nesta sexta-feira (29/7) estado de alerta diante do aumento da atividade do vulcão do Fogo, informou uma fonte oficial.

[SAIBAMAIS]"Houve o relato da queda de cinzas em Yepocapa pelas autoridades locais que declararam um alerta laranja", que indica a preparação para uma evacuação caso seja necessário, disse a jornalistas David de León, porta-voz da estatal Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred).


O vulcão, de 3.763 metros de altura, localizado a 45 km da capital, lançou colunas de cinzas que ultrapassam os 1.700 metros de altura da cratera, detalhou um comunicado do Instituto de Vulcanologia (Insivumeh).

Em fevereiro de 2015, o vulcão do Fogo registrou uma potente erupção que obrigou as autoridades a fecharem o aeroporto da capital por conta de uma chuva de cinzas.

Além do Fogo, na Guatemala estão ativos os vulcões Santiaguito e Pacaya.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação