Mundo

Universidade peruana realiza primeira clonagem de animal no país

O resultado deste trabalho vai permitir que os cientistas iniciem um novo projeto para tentar clonar exemplares bovinos de elite a fim de melhorar a criação do animal no país

Agência France-Presse
postado em 29/07/2016 17:49
Lima, Peru - Cientistas de uma universidade da Amazônia peruana realizaram com sucesso a primeira clonagem de um animal utilizando técnicas avançadas no país, informou a instituição.

[SAIBAMAIS]Alma é uma bezerra da raça Jersey nascida no mês passado a partir de uma clonagem realizada por especialistas do Laboratório de Biotecnologia Reprodutiva e Melhoramento Genético da Universidade Nacional Toribio Rodríguez de Mendoza, na região do Amazonas, no norte do Peru.



"Trata-se do nascimento do primeiro clone obtido através da reprodução somática, ou transferência nuclear de células somáticas, utilizando uma técnica avançada de clonagem denominada Handmade Cloning (HMC)", informou a instituição na sua página na internet.

O método consistiu em eliminar o núcleo do óvulo de uma vaca e substituí-lo por uma célula reprogramada de bezerro Jersey pedigree, obtida a partir do tecido da orelha, para depois ser implantada em uma terceira vaca receptora.

Para o nascimento de Alma, os cientistas aplicaram o mesmo método utilizado há 20 anos por uma equipe escocesa para a ovelha Dolly, o primeiro animal clonado.

O resultado deste trabalho vai permitir que os cientistas iniciem um novo projeto para tentar clonar exemplares bovinos de elite a fim de melhorar a criação do animal no país.

A universidade informou que a equipe de cientistas, apoiada por especialistas em fauna, vem elaborando uma lista de animais silvestres em risco de extinção, com o objetivo de usar a clonagem para preservar as espécies.

Em 2015, a instituição conseguiu produzir gêmeos idênticos ao dividir um embrião de uma vaca com sucesso, mas o método aplicado para o nascimento da Alma abre para os pesquisadores possibilidades para proteger as espécies, afirmou a instituição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação