Mundo

Donald Trump pede fechamento da Fundação Clinton e chama rival de corrupta

Bill Clinton anunciou que, se sua esposa for eleita em novembro, sua fundação não aceitará mais doações provenientes do exterior ou de empresas, e que ele renunciará ao conselho de administração

Agência France-Presse
postado em 22/08/2016 11:49
Donald Trump diz que Hillary é uma mulher volúvel e corrupta
Washington, Estados Unidos - Donald Trump convocou nesta segunda-feira (22/8) Bill e Hillary Clinton a fechar a importante fundação beneficente que captou 2 bilhões de dólares desde sua criação, tentando apresentar sua rival nas presidenciais como uma mulher volúvel e corrupta. "Os Clinton passaram décadas enchendo os bolsos, se ocupando de seus doadores, em vez do povo americano", declarou o candidato republicano à Casa Branca em um comunicado. "Agora está claro que a Fundação Clinton é a empresa mais corrupta da história política. Deve ser fechada imediatamente".

A FC, criada pelo ex-presidente democrata quando abandonou a Casa Branca, em 2001, captou fundos nos Estados Unidos e no exterior, de particulares, empresas e governos. Estas doações geraram dúvidas sobre eventuais conflitos de interesses quando doadores também tiveram interesses a defender ante o Departamento de Estado na época em que Hillary Clinton era chefe da diplomacia americana. Apesar das limitações impostas, isso não impediu que algumas doações escapassem dos controles que supõe-se que a administração exerça.

Na quinta-feira, Bill Clinton anunciou que, se sua esposa for eleita em novembro, sua fundação não aceitará mais doações provenientes do exterior ou de empresas, e que ele renunciará ao conselho de administração. O diretor de campanha de Hillary Clinton, Robby Mook, reiterou no domingo que a fundação fornece tratamentos contra a Aids a mais de 10 milhões de pessoas e reduziu o custo dos medicamentos contra a malária em 90%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação