Mundo

Britânica morre esfaqueada na Austrália ao grito de 'Allahu akbar'

"Estamos trabalhando com as autoridades locais e fornecendo apoio às famílias das vítimas", declarou um funcionário do ministério britânico das Relações Exteriores

Agência France-Presse
postado em 24/08/2016 10:02
Sydney, Austrália - Uma britânica morreu e um britânico estava em condição crítica depois de terem sido supostamente esfaqueados por um francês em um albergue na Austrália ao grito de "Allahu Akbar", anunciou nesta quarta-feira (24/8) a polícia australiana. A polícia está investigando este ataque, que ocorreu na noite de terça-feira em Home Hill, uma localidade rural ao sul de Townsville, no estado de Queensland (nordeste).

O diretor-adjunto da polícia de Queensland, Steve Gollschewski, disse que até o momento não há indícios de que o suspeito tenha vínculos com o grupo Estado Islâmico (EI). Depois de receber uma chamada, a polícia encontrou no albergue o corpo de uma britânica de 21 anos e um britânico com ferimentos graves. Uma terceira pessoa, um australiano de 46 anos, sofreu ferimentos leves. "Os primeiros elementos da investigação indicam que o suspeito fez comentários que podem ser interpretados como extremistas", disse Gollschewski. "Aparentemente utilizou a frase ;Allahu akbar; durante o ataque e quando foi detido".

[SAIBAMAIS]"Levaremos em conta esta informação na investigação, mas no momento não descartamos nenhuma pista, seja política ou criminal", acrescentou Gollschewski também disse que está sendo investigado se o suspeito sofre de problemas mentais ou se estava sob a influência de drogas durante o incidente. Quando os jornalistas perguntaram se o suspeito de 29 anos está vinculado ao grupo extremista Estado Islâmico, Gollschewski respondeu ;não;, e acrescentou que não havia nenhuma ameaça específica contra a população.

"Até o momento não temos nenhuma informação, além do fato de que agiu sozinho", declarou durante a mesma coletiva de imprensa a comandante da polícia federal australiana, Sharon Cowden. "É um incidente inquietante e a comunidade não deve baixar a guarda", acrescentou. Cowden disse que o francês estava em situação regular na Austrália. A polícia indicou que a família da britânica falecida foi contactada, assim como a do britânico de 30 anos, que se encontra hospitalizado em estado crítico.



"Estamos trabalhando com as autoridades locais e fornecendo apoio às famílias" das vítimas, declarou um funcionário do ministério britânico das Relações Exteriores. A polícia não revelou a identidade da britânica morta, mas segundo meios de comunicação locais a jovem trabalhou em um bar na costa de Queensland. A Austrália elevou em setembro de 2014 seu nível de alerta diante da ameaça terrorista. Nos últimos 18 meses foram evitados ao menos seis atentados em território australiano, segundo o governo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação