Mundo

Adolescente indiana sobrevivente de ataque com ácido desfilará em Nova York

Reshma Qureshi, que vive em Mumbai, foi atacada por seu cunhado e derrubada pelos amigos dele que encharcaram seu rosto com um ácido em 2014

Agência France-Presse
postado em 24/08/2016 17:45

Nova York, Estados Unidos - Uma indiana de 19 anos, que ficou com o rosto completamente desfigurado após um ataque com ácido, irá desfilar em Nova York no mês que vem, em sua primeira viagem ao exterior.

[SAIBAMAIS]Reshma Qureshi, que vive em Mumbai, foi atacada por seu cunhado e derrubada pelos amigos dele que encharcaram seu rosto com um ácido em 2014.


Suas feições foram horrivelmente danificadas e ela perdeu a visão em um olho. Porém, Qureshi estava determinada a reconstruir sua vida.

Ela é o rosto da campanha para terminar com a venda liberada de ácido na Índia e aparece em vídeos no YouTube dando dicas de beleza e de maquiagem.

A FTL Moda, empresa produtora de moda, convidou a menina para desfilar na Semana de Moda de Nova York, evento que acontece duas vezes por ano e que junta modelos, editores de moda, compradores e estilistas de todo o mundo.

Ela está escalada para desfilar no dia 8 de setembro em dois eventos da semana de moda, disse a FTL Moda à AFP.

Filha de um motorista de táxi, ela foi filmada enxugando as lágrimas e sorrindo quando soube pela instituição de caridade Make Love Not Scars (Faça Amor, Não Cicatrizes) que voaria para Nova York.

A instituição Acid Survivors Trust International, localizada em Londres, estima que ocorram de 500 a 1.000 ataques com ácido na Índia a cada ano.

Ataques com ácido raramente matam, mas deixam severas cicatrizes físicas, psicológicas e sociais. Isso é um problema em particular no sudeste da Ásia, na África Subsaariana e no oeste e meio-oeste da Índia.

O número esmagador de vítimas é de mulheres e crianças.

A FTL Moda tem o compromisso de desafiar as normas de beleza no mundo da moda e no ano passado convidou Madeline Stuart, uma adolescente australiana com síndrome de down, para desfilar, causando delírio na plateia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação