Mundo

Marinha iraniana interceptou de forma 'perigosa' destróier dos EUA

O destróier americano disparou sinalizadores de advertência, fez soar suas sirenes e tentou, sem sucesso, se comunicar com as embarcações iranianas durante o incidente

Agência France-Presse
postado em 24/08/2016 19:12
Washington, Estados Unidos - Quatro navios de guerra iranianos se aproximaram a grande velocidade do destróier americano USS Nitze com as armas expostas no Estreito de Ormuz em uma abordagem "perigosa e antiprofissional", denunciou um oficial da Defesa americana na quarta-feira (25/8/). O destróier americano disparou sinalizadores de advertência, fez soar suas sirenes e tentou, sem sucesso, se comunicar com as embarcações iranianas durante o incidente, que aconteceu na terça-feira, informou a fonte à AFP, falando sob a condição de ter sua identidade protegida.

O incidente ocorreu em águas internacionais do estreito, um importante ponto estratégico, com o Irã ao norte e os Emirados Árabes Unidos ao sul. Segundo o jornal militar Stars and Stripes, o "USS Nitze" teve que mudar o curso para evitar uma possível colisão, apesar de estar perto de plataformas petroleiras no mar. Os navios iranianos se aproximaram até 274 metros do destróier americano antes de se afastar do local, acrescentou o Stripes. Ao ser questionado sobre a situação, o ministro iraniano da Defesa, Hossein Dehghan, afirmou nesta quinta-feira que "as unidades navais têm o dever de garantir a segurança do país no mar e no Golfo Pérsico".



"Naturalmente, estes navios controlam constantemente os movimentos dos navios estrangeiros e naturalmente isto acontece nas águas de nosso país. Se um navio estrangeiro entra em nossas águas, damos uma advertência e, se for um ato de agressão, nós enfrentamos", afirmou. Em janeiro, a Marinha iraniana capturou rapidamente efetivos de dois navios-patrulha dos Estados Unidos que, após uma série de tropeços, perdeu-se em águas iranianas. Os dez marinheiros americanos foram libertados em 24 horas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação