Mundo

Vice-ministro boliviano sequestrado por mineiros é assassinado

"Este ato não pode ficar impune, serão punidos judicialmente", declarou Ferreira

Agência France-Presse
postado em 26/08/2016 07:58
La Paz, Bolívia - O vice-ministro do Interior da Bolívia, Rodolfo Illanes, sequestrado por mineiros que bloqueavam uma estrada, foi assassinado por seus captores, informou nesta quinta-feira (26/8) o ministro de Governo, Carlos Romero. "Todos os indícios apontam que nosso vice-ministro Rodolfo Illanes foi covarde e brutalmente assassinado", assinalou Romero em entrevista coletiva.

Illanes foi ao local do bloqueio, na altura da cidade de Panduro, para negociar com os mineiros, que têm demandas trabalhistas. O vice-ministro "estava convencido de que diante do conhecimento que tinha com alguns dirigentes poderia persuadi-los e iniciar um diálogo com o governo (..) mas foi interceptado por mineiros e levado para um morro", revelou Romero. O ministro da Defesa, Reymi Ferreira, informou que "há entre 100 e 120 detidos" ligados ao crime e que "já foram identificados os cabeças" do grupo que matou Illanes "com pancadas". "Este ato não pode ficar impune, serão punidos judicialmente", declarou Ferreira. O procurador-geral Ramiro Guerrero anunciou que cinco promotores foram enviados a Panduro, 100 km a oeste de La Paz.

[SAIBAMAIS]Os mineiros, agrupados em cooperativas privadas, tomaram as estradas na segunda-feira, exigindo a libertação de dez detidos sob acusação de atentar contra a vida de policiais e contra bens do Estado. A acusação remete a confrontos esporádicos ocorridos no início de agosto. Eles também exigem negociar diretamente com o presidente Evo Morales, seu aliado político, um documento setorial rejeitado de antemão pelo governo. Esse coletivo ocupa importantes cargos no Executivo, em uma Superintendência do ramo e no Congresso, onde conta com senadores e deputados.

Segundo Romero, os mineiros do setor cooperativo pressionam para alugar suas concessões mineradoras para empresas privadas, ou estrangeiras, uma ação proibida pela Constituição. "Os que protestam são cooperativistas comprometidos com transnacionais", denunciou. A imprensa divulgou o conteúdo de 36 contratos desse tipo firmados pelos mineiros. Até o meio-dia desta quinta, havia confrontos muito esporádicos em Sayari, Cochabamba (centro), e as estradas estavam cheias de pedras e escombros.



No pior dia de violência, ontem, houve duas mortes por parte dos mineiros em estradas de Cochabamba, segundo a Federação Nacional de Cooperativas de Mineiros (Fencomin). Já o governo anunciou um morto. "O Plano de Operações da Polícia Boliviana não contempla o uso de armas letais", de acordo com um comunicado do Ministério de Governo. A possibilidade de iniciar negociações, abertas por gestões da Defensoria do Povo, havia fracassado nesta quinta, devido às mortes na categoria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação