Mundo

Autoridades mexicanas acham túnel clandestino na fronteira com EUA

Rota de 30 metros de extensão ia de Sonora ao Arizona

Agência France-Presse
postado em 28/08/2016 17:58
Autoridades encontraram um túnel clandestino com mais de 30 metros de extensão que ia de Sonora, noroeste do México, ao Arizona, nos Estados Unidos, informou neste domingo a mexicana Comissão Nacional de Segurança (CNS).

Ao efetuar patrulhas de vigilância dentro da rede de drenagem pluvial na cerca que divide os dois países, os policiais mexicanos encontraram terra solta em um ponto "onde se detectaram na parede de concreto restos com textura diferente", informou a instituição em um comunicado.

Ao manipular estes materiais, os agentes descobriram a entrada de "uma escavação clandestina com diâmetro de entrada de 51 cm x 51 cm e uma extensão aproximada de 31,5 metros, dos quais quase 1,5 metro estava em território nacional e mais de 30 metros no lado americano", em direção a um terreno abandonado de Nogales, Arizona.

Leia mais notícias em Mundo


A metade do túnel estava sustentada por vigas de madeira e o restante tinha terra e rochas "em aparente processo de construção, sem chegar a uma saída na superfície", acrescentou a CNS.

Periodicamente, as autoridades dos dois países descobrem este tipo de túneis clandestinos pelos quais se trafica drogas e em alguns casos, imigrantes ilegais.

Em abril deste ano, autoridades americanas descobriram o túnel mais longo já encontrado, por onde se traficava droga procedente do México.

A via subterrânea, com 800 metros de comprimento, ligava a cidade californiana de Otay Mesa, perto de San Diego, à cidade mexicana de Tijuana, no estado de Baja California.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação