Mundo

Antonio Guterres lidera disputa por posto máximo da ONU

Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) durante 10 anos, ele recebeu 11 votos a favor, três contra e uma abstenção, em uma votação informal no CS

Agência France-Presse
postado em 29/08/2016 20:22

O ex-primeiro-ministro português Antonio Guterres continua liderando a disputa para se tornar o próximo secretário-geral da ONU, após uma terceira votação realizada nesta segunda-feira (29) - informaram diplomatas à AFP.

Guterres, que foi chefe do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) durante 10 anos, recebeu 11 votos a favor, três contra e uma abstenção, em uma votação informal dos 15 membros do Conselho de Segurança.

Antonio Guterres abriu vantagem em cima do chefe da diplomacia eslovaca, Miroslav Laj%u010Dák, que surpreendeu ao obter nove votos a favor, cinco contra e uma abstenção.

Leia mais notícias em Mundo

A chefe búlgara da Unesco, Irina Bokova, e o ex-ministro sérvio de Relações Exteriores, Vuk Jeremi%u0107, ficaram empatados na terceira colocação com sete votos a favor, cinco contra e três abstenções.

Susana Malcorra, a chanceler argentina, ficou em quinto lugar seguida por Srgjan Kerim, ex-chefe da diplomacia da Macedônia e da ex-primeira-ministra neozelandesa Helen Clark.

O ex-presidente esloveno Danilo Türk, que no início parecia ser um candidato forte, obteve apenas o oitavo lugar.

Ao final da lista dos dez candidatos estão a ex-ministra de Relações Exteriores da Moldávia Natalia Gherman e a costarriquenha Christiana Figueres, ex-negociadora da ONU sobre o clima.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação