Mundo

Obama veta projeto que permitiria vítimas do 11/9 processar Arábia Saudita

"Entendo o desejo de justiça dos familiares e estou decidido a ajudá-los nesse esforço", explicou em uma mensagem dirigida ao Senado

Agência France-Presse
postado em 23/09/2016 18:56

Washington, Estados Unidos - O presidente americano, Barack Obama, vetou nesta sexta-feira (23) um projeto de lei que autorizava os familiares das vítimas dos atentados do 11 de Setembro a processar a Arábia Saudita, correndo o risco de ser criticado pela opinião pública doméstica e pelo Congresso americano.

Expressando "profunda simpatia" pelas famílias das vítimas, Obama alegou que a proposta teria sido "contraproducente para o interesse nacional dos Estados Unidos" e minaria o princípio de imunidade soberana.

"Entendo o desejo de justiça dos familiares e estou decidido a ajudá-los nesse esforço", explicou em uma mensagem dirigida ao Senado.


Sancionar essa lei "teria tido um impacto nefasto para a Segurança Nacional dos Estados Unidos", justificou.

Com esse veto, Obama trava um perigoso duelo com o Congresso, o qual pode lhe causar uma dura derrota a poucos meses de sua partida da Casa Branca.

Se dois terços dos congressistas cerrarem fileiras atrás do projeto, será possível suspender o veto presidencial. Com isso, a lei entra em vigor.

O governo Obama multiplica seus contatos no Congresso, em particular com a bancada democrata, para garantir que esse quórum não seja alcançado. Critica também os cálculos eleitoreiros daqueles que, "em privado", expressam suas reservas, mas depois votam a iniciativa, de olho nas eleições de 8 de novembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação