Mundo

Grupo de militantes afirma ter fechado oleoduto no sul da Nigéria

Os Vingadores e outros grupos militantes dizem que estão lutando por uma divisão justa das riquezas do petróleo para o povo empobrecido do Delta do Níger

Agência France-Presse
postado em 24/09/2016 16:53
O grupo militante Vingadores do Delta do Níger, disse hoje que realizou um ataque contra um oleoduto para exportação de petróleo da unidade nigeriana da Royal Dutch Shell na região do Delta do Níger, no sul do país.

Um comunicado divulgado no website do grupo diz que os militantes "encerram as atividades de produção de petróleo na linha Bonny 48 polegadas".

Desde o começo do ano, o grupo militante atacou várias instalações de petróleo e gás na região do Delta do Níger, que é rica em matérias-primas. A produção de petróleo da Nigéria chega a 700 mil barris por dia, de acordo com a petroleira estatal, Nigerian National Petroleum Corp.

Na sequência de vários apelos por parte do governo, os Vingadores declararam um cessar-fogo em agosto e encerraram os ataques nas instalações de petróleo. O último ataque foi o primeiro desde o cessar-fogo.

Os Vingadores e outros grupos militantes dizem que estão lutando por uma divisão justa das riquezas do petróleo para o povo empobrecido do Delta do Níger. O comunicado dos Vingadores desta sábado diz que o grupo ainda é a favor do diálogo e das negociações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação