Mundo

Moscou: protestos levam ao encerramento de mostra de artista americano

Esta era a primeira mostra na Rússia do fotógrafo americano Jock Sturges, cujas imagens de crianças e adolescentes nus lhe custaram acusações informais de pedofilia

Agência France-Presse
postado em 25/09/2016 12:08
Militantes de uma ONG simpatizante do Kremlin interditaram neste domingo a entrada de uma galeria de arte de Moscou e violaram fotografias de um artista americano que acusaram de pedofilia, o que levou ao encerramento de sua exposição.

Esta era a primeira mostra na Rússia do fotógrafo americano Jock Sturges, cujas imagens de crianças e adolescentes nus lhe custaram acusações informais de pedofilia.

A exposição foi inaugurada no último dia 7, no centro de fotografia Irmãos Lumi;re, próximo ao Kremlin, e não incluía imagens de crianças nuas, assinalaram os organizadores, segundo os quais nenhum visitante havia se queixado.

Anna Kuznetsova, delegada para os direitos das crianças no Kremlin, condenou neste sábado a mostra, que comparou a "pornografia infantil".

Vinte ativistas da ONG Oficiais da Rússia manifestaram-se hoje na entrada da galeria, diante da polícia. O diretor da organização, Anton Tsvetkov, visitou a exposição, antes de anunciar seu fechamento.

"Os organizadores cederam à Câmara Civil, e a exposição será encerrada hoje", gritou, enquanto defensores da galeria responderam com "Vergonha".

Tsvetkov também é um dos responsáveis pela Câmara Civil russa, órgão público que reúne representantes da sociedade civil.

Um homem atirou uma garrafa contra as fotografias, diante de jornalistas. Ele foi detido, segundo a agência de notícias russa Ria Novosti, embora a polícia não tenha confirmado esta informação.

"Tomamos a decisão de encerrar a exposição. Houve uma reação pública, e não podemos fazer nada contra isso", declarou o dono da galeria, Eduard Litvinski.

A representante da mostra Natalia Litvinskaia afirmou que a mesma "não tem nada a ver com pedofilia", e assinalou ter decidido encerrar a exposição após receber "ameaças de pessoas enlouquecidas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação