Mundo

Holandês é detido por desligar alto-falantes de templo em Mianmar

Em julho um turista espanhol foi expulso do país por exibir em sua perna tatuada um buda, parte do corpo considerada impura para uma imagem religiosa

Agência France-Presse
postado em 26/09/2016 09:40
Yangon, Mianmar - Um holandês, irritado pelo ruído das orações perto de seu hotel em Mianmar, desligou os alto-falantes, provocando a ira dos moradores e sua prisão por "insulto à religião", crime pelo qual pode ser detido por dois anos. Na noite de sexta-feira, no momento do sermão budista do fim de semana transmitido por alto-falantes, o homem de 30 anos, de passagem em Mandalay, no centro de Mianmar, desconectou os cabos que unem o amplificador aos alto-falantes, explicou à AFP Kyi Soe, da polícia local.

"Posteriormente, a multidão o seguiu e encontrou o hotel onde se hospedava", acrescentou, [SAIBAMAIS]ressaltando que estava detido em uma das prisões de Mandalay. "É acusado de ter infringido a seção 295 do código penal relacionada aos insultos à religião", explicou Kyi Soe. O homem será apresentado a um juiz nos próximos dias. Mianmar, de maioria budista, liderado por um governo civil após décadas de um regime dirigido por uma junta militar, se abriu recentemente aos investimentos estrangeiros e ao turismo.

Estas mudanças foram acompanhadas por uma expansão de um budismo radical. Em 2012 o país esteve marcado por distúrbios que deixaram 200 mortos, em sua maioria no oeste do país, onde vive uma importante comunidade muçulmana, principalmente os rohingas. Os budistas radicais pedem o boicote de empresas muçulmanas para proteger o budismo, religião de mais de 90% da população.



Em julho um turista espanhol foi expulso do país por exibir em sua perna tatuada um buda, parte do corpo considerada impura para uma imagem religiosa. Em 2015 um neozelandês e dois colegas birmaneses foram condenados a dois anos e meio de prisão com trabalhos forçados por insulto à religião depois de terem utilizado uma imagem de buda para fazer a publicidade de seu bar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação