Mundo

Pentágono: grupo EI usa forma rudimentar de gás em combates no Iraque

"Podemos esperar que a medida que a ofensiva sobre Mossul avança, o EI continuará tentando utilizar" munições com o agente mostarda, afirmou o porta-voz

Agência France-Presse
postado em 26/09/2016 16:53
Washington, Estados Unidos - O grupo Estado Islâmico (EI) pode estar usando o agente mostarda, uma forma não gasosa e rudimentar da poderosa arma química, contra as forças iraquianas que se propõem a recuperar a cidade de Mossul (norte do Iraque), afirmou nesta segunda-feira Pentágono.

[SAIBAMAIS]"Podemos esperar que a medida que a ofensiva sobre Mossul avança, o EI continuará tentando utilizar" munições com o agente mostarda, afirmou o capitão Jeff Davis, porta-voz do Pentágono.



Os extremistas já usaram "dezenas de vezes" essas munições, que no momento continuam sendo "rudimentares" e "militarmente não significativas", afirmou o responsável.

O agente mostarda é integrado à munição sob a forma de uma "poeira", aglomerado com alcatrão, disse Davis, explicando que a mesma "geralmente não tem uma concentração mortal" e é "mais irritante que a outra coisa".

O Pentágono suspeita principalmente que o produto foi usado na semana passada em uma munição lançada contra soldados americanos na base de Qayyarah (norte), que se transformará em um centro logístico para a ofensiva sobre Mossul.

As forças iraquianas, apoiadas por assessores militares da coalizão internacional liderada por Estados Unidos, preparam uma ofensiva -prevista para o início de outubro- contra Mossul, a segunda cidade do país e o último grande bastião do EI no Iraque.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação