Mundo

Turquia destitui 87 membros dos serviços secretos por ligações com Gulen

É a primeira vez em que o governo toma medidas contra os serviços secretos no âmbito da grande ofensiva lançada contra os gulenistas após o fracasso do golpe de Estado

Agência France-Presse
postado em 27/09/2016 08:53
Istambul, Turquia - A Turquia destituiu 87 integrantes da Organização Nacional de Inteligência (MIT, em turco) por supostos vínculos com a organização do ex-pregador Fethullah Gulen, acusado de ter fomentado o golpe de Estado frustrado de 15 de julho, informou nesta terça-feira a agência pró-governamental Anatolia.

[SAIBAMAIS]No total, "87 membros dos 141 que haviam sido suspensos foram destituídos", indicou a Anatolia. A justiça iniciou uma "investigação penal contra 52" dos destituídos, acrescentou a agência de notícias. É a primeira vez em que o governo toma medidas contra os serviços secretos no âmbito da grande ofensiva lançada contra os gulenistas após o fracasso do golpe de Estado.

Em dois meses e meio, o governo islamita-conservador do presidente Recep Tayyip Erdogan destituiu 20 mil pessoas, entre militares, funcionários, professores, magistrados e jornalistas. O expurgo também engloba as pessoas vinculadas aos movimentos curdos, em particular com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), em guerra contra o Estado turco desde 1984. Fethullah Gulen, que rejeita as acusações de ser o instigador da tentativa de golpe de Estado, que deixou 270 mortos e milhares de feridos, vive nos Estados Unidos desde 1999.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação