Mundo

Ali Bongo presta juramento para segundo mandato presidencial no Gabão

"Juro consagrar todas as minhas forças ao bem do povo gabonês visando garantir seu bem-estar" e "respeitar e defender a Constituição e o Estado de direito", disse Ali Bongo Ondimaba

Agência France-Presse
postado em 27/09/2016 10:52
Libreville, Gabão - O presidente do Gabão, Ali Bongo, assumiu nesta terça-feira (27/9) um segundo mandato presidencial de sete anos em uma cerimônia de juramento realizada quatro dias depois da validação de sua reeleição pela Corte Constitucional.

"Juro consagrar todas as minhas forças ao bem do povo gabonês visando garantir seu bem-estar" e "respeitar e defender a Constituição e o Estado de direito", disse Ali Bongo Ondimaba, de 57 anos, com a mão esquerda apoiada na Constituição e a direita levantada em direção à bandeira de seu país.
[SAIBAMAIS]Bongo jurou ante a presidente da Corte Constitucional, Marie-Madeleine Mborantsuo, que anteriormente havia lembrado a decisão dos nove juízes constitucionais de validar a eleição de Bongo com 50,66% dos votos (172.990 votos) contra Jean Ping (47,24%, 161.287).

No sábado, Ping voltou a se autoproclamar "presidente claramente eleito" do Gabão, sem se pronunciar sobre a convocação ao diálogo feita por Ali Bongo. Quatro chefes de Estado africanos, de Mali, Níger, Togo e São Tomé, e os primeiro-ministros de Senegal, Chade, Congo, República Centro-Africana e Marrocos compareceram à cerimônia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação