Mundo

Netanyahu e Abbas apertam as mãos no funeral de Shimon Peres

Os dois homens não apertavam as mãos desde a reunião de cúpula sobre o clima de Paris, há quase um ano

Agência France-Presse
postado em 30/09/2016 08:25
Jerusalém, Undefined - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente palestino, Mahmud Abbas, apertaram as mãos nesta sexta-feira (30/9) antes do funeral do ex-presidente israelense Shimon Peres em Jerusalém. Sob uma tenda instalada para receber os líderes de todo o mundo, Abbas e Netanyahu conversaram rapidamente.

"É bom te ver, fazia tempo", disse Abbas ao chefe de Governo israelense, antes de saudar a esposa do premier, Sara Netanyahu. Os dois homens não apertavam as mãos [SAIBAMAIS]desde a reunião de cúpula sobre o clima de Paris, há quase um ano. A presença de Abbas em Jerusalém é algo que não acontecia há vários anos. De fato, o presidente palestino precisou de uma autorização especial dos israelenses.

Nenhum presidente árabe compareceu ao funeral, mas o Egito, um dos países árabes que assinou a paz com Israel, enviou o ministro das Relações Exteriores. Abbas estava acompanhado pelo número dois da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e pelo chefe dos serviços de segurança palestinos.



Abbas chamou Peres de "sócio para a paz dos corajosos". O movimento islamita Hamas, que governa a Faixa de Gaza, classificou o falecido presidente israelense de "criminoso" e boa parte da população palestina pensa de maneira parecida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação