Mundo

Quase 100 mil pessoas estão cercadas no Sudão do Sul por forças do governo

O Sudão do Sul conquistou a independência do Sudão em julho de 2011, após 25 anos de guerra civil

Agência France-Presse
postado em 30/09/2016 11:40
Genebra, Suíça - O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) expressou nesta sexta-feira (30/9) sua inquietação com a situação de quase 100 mil pessoas "cercadas" na localidade sul-sudanesa de Yei, sitiada por forças do governo.

"As forças do governo cercam (...) e limitam o acesso à cidade e impedem igualmente que as pessoas abandonem o local, sem dúvida porque suspeitam que apoiam as forças da oposição. É tudo o que sei da situação", disse o porta-voz do Acnur, William Spindler.

O Sudão do Sul conquistou a independência do Sudão em julho de 2011, após 25 anos de [SAIBAMAIS]guerra civil. Mas o país voltou a entrar em uma nova guerra civil em dezembro de 2013, conflito que também tem um componente étnico e que deixou dezenas de milhares de mortos.



A guerra no Sudão do Sul opõe as tropas do presidente Salva Kiir com as do ex-rebelde Riek Machar (da etnia nuer). Todas as partes envolvidas no conflito cometem crimes e, além disso, quase 5 milhões de sul-sudaneses, ou seja, um terço da população, enfrentam uma insegurança alimentar sem precedentes, segundo a ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação