Mundo

Justiça sul-africana acusa dois homens de roubo por libertarem pinguim

"Compareceram perante a Justiça antes de serem liberados com uma advertência. A audiência foi adiada para aprofundar a investigação", declarou a porta-voz da Polícia de Port Elizabeth

Agência Estado
postado em 30/09/2016 19:35
Port Elizabeth, África do Sul - Dois homens compareceram a um tribunal sul-africano acusados de roubar o pinguim Buddy de um parque aquático e soltá-lo no oceano Índico para protestar contra o cativeiro dos animais - informaram fontes policiais na sexta-feira (30/9).

Os estudantes Adrian Donian, de 22 anos, e Emile du Plessis, de 24, fizeram uma breve aparição em um tribunal de Port Elizabeth (sul), na quinta-feira, sob as acusações de roubo, danos à propriedade e infração de leis de proteção marinha.

[SAIBAMAIS]"Compareceram perante a Justiça antes de serem liberados com uma advertência. A audiência foi adiada para aprofundar a investigação", declarou a porta-voz da Polícia de Port Elizabeth, Priscilla Naidu.

O próximo comparecimento está previsto para 3 de novembro.

O pinguim-africano Buddy, uma espécie protegida, foi sequestrado na noite de 20 de setembro no parque de Bayworld.



O animal foi embrulhado em uma camisa e transportado em um carro até uma praia perto de Port Elizabeth, no oceano Índico, onde foi solto.

Nesta semana, Dylan Bailey, o responsável pelo parque, declarou à AFP que os dois homens tinham confessado os fatos e disseram ter feito isso para denunciar o cativeiro dos animais.

Desde o sequestro, Buddy, de três anos, continua desaparecido.

Segundo Bailey, o pinguim, que foi criado em cativeiro, não sabe caçar, nem se defender de seus predadores, e pode morrer em liberdade.

Além disso, Buddy foi separado de sua companheira Frances, e um de seus dois filhotes morreu desde o sequestro do pai, segundo o jornal regional The Herald.

O jornal relatou que os dois suspeitos pareciam arrependidos no tribunal, na quinta-feira (30), e estavam "traumatizados demais" para falar com a imprensa depois da audiência.

Vários voluntários e funcionários de Bayworld estão buscando Buddy ativamente, mas há poucas esperanças de encontrá-lo vivo.

O pinguim-africano, que vive na costa sudoeste da África, é considerado uma espécie em risco de extinção, segundo os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação