Mundo

Britânico vencedor do Nobel de Química ataca Brexit e Donald Trump

"Reino Unido corre o risco de conhecer um período difícil, já que o Brexit pode impedir um grande número de pessoas de entrar no país, o que é ruim para a ciência", que é essencialmente "global", disse

Agência France-Presse
postado em 05/10/2016 22:48

O britânico Fraser Stoddart, de 74 anos, um dos três premiados com o Nobel de Química 2016, criticou fortemente nesta quarta-feira (5/10) o Brexit, que criará barreiras para a imigração, danosas para a pesquisa científica no Reino Unido.

"O Reino Unido corre o risco de conhecer um período difícil, já que o Brexit pode impedir um grande número de pessoas de entrar no país, o que é ruim para a ciência", que é essencialmente "global", disse em uma coletiva na Universidade de Northwestern, perto de Chicago, Illinois, onde é professor.

"A ciência no Reino Unido depende há 30 anos de um ;pool; de 500 milhões de pessoas e de seus talentos", acrescentou o químico, que destacou que seu grupo de pesquisa conta com cientistas provenientes de muitos países, como China, Índia, Coreia do Sul e Arábia Saudita, entre outros.

Stoddart dividiu o Nobel de química com o francês Jean-Pierre Sauvage, 71 anos, e com o holandês Bernard Seringa, 65, por seus trabalhos sobre as minúsculas "máquinas moleculares" que prefiguram os nano-robôs do futuro.

O professor Stoddart também atacou Donald Trump, o candidato republicano à Casa Branca, ainda que sem nomeá-lo.

Questionado sobre o que fará com o dinheiro que receberá pelo prêmio, respondeu: "Não sou muito inteligente, o IRS (sistema fiscal americano) levará um terço".

"Vocês entenderam bem? Não sou muito inteligente", acrescentou em meio a risadas e aplausos.

A alusão a Donald Trump ficou evidente. O magnata imobiliário se nega a divulgar sua declaração de imposto de renda e afirmou que o fato de não pagar impostos demonstra que é muito inteligente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação