Mundo

Matthew atinge Bahamas e avança para Flórida, após deixar mortos no Caribe

Estados Unidos, com a lembrança fresca do destruidor furacão Sandy em 2012, ordenaram as primeiras evacuações nos estados meridionais da costa leste, em previsão da chegada do ciclone na quinta-feira

Agência France-Presse
postado em 05/10/2016 23:04

O poderoso furacão Matthew atingia na tarde desta quarta-feira (5/10) as Bahamas, com ventos de quase 200 km/h e chuvas torrenciais, após deixar nove mortos no Haiti e na República Dominicana, além de grandes danos na cidade mais antiga de Cuba.

"Matthew se moverá através das Bahamas esta noite e amanhã (quinta-feira), e espera-se que esteja muito próximo à costa leste da Flórida amanhã à noite", informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, com sede em Miami, em seu boletim das 18H00 (Brasília).

"Algum fortalecimento é previsto durante os próximos dias, e espera-se que Matthew permaneça como furacão de categoria 3 ou mais forte (em uma escala de um a cinco) enquanto se move pelas Bahamas e se aproxima da costa leste da Flórida", acrescentou.

Os Estados Unidos, com a lembrança fresca do destruidor furacão Sandy em 2012 (de categoria 3), ordenaram as primeiras evacuações nos estados meridionais da costa leste, em previsão da chegada do ciclone na noite da quinta-feira.

O aeroporto e o porto da capital das Bahamas, Nassau, e outros terminais espalhados pelo arquipélago foram fechados.

O primeiro-ministro das Bahamas, Perry Christie, solicitou aos habitantes do litoral que evacuassem a área. "Considerem seriamente se encaminhar para as partes mais altas. Os fenômenos naturais podem ser violentamente imprevisíveis", advertiu.

Preparativos nos EUA

Os estados da Flórida e Carolina do Norte decretaram estado de emergência, diante da chegada do furacão, enquanto a Carolina do Sul ordenou a evacuação da costa a partir desta quarta-feira.

Na costa leste da Flórida, seus habitantes só falavam do perigoso furacão.

Mas os habitantes saber o que fazer e suas autoridades respondem com rapidez à emergência: começam a estar disponíveis recursos como refúgios para pessoas ou mascotes, distribuidores de sacos de areia gratuitos e suspensão na cobrança de pedágios.

Os residentes do condado de Volúsia - no centro da Flórida - receberam em seus celulares a temida advertência oficial que, com um barulho peculiarmente inquietante, adverte os residentes sobre a iminência de um furacão.

"Se você pode ir antes, faça-o agora", disse o governador Rick Scott quando ordenou evacuações voluntárias e obrigatórias em alguns condados da costa lesta.

O presidente Barack Obama, que decidiu adiar um ato previsto para esta quarta-feira em Miami com a candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, solicitou aos habitantes do Sudeste do país que se preparem para a iminente chegada de Matthew.

"É algo que deve ser levado a sério. Esperamos que aconteça o melhor, mas temos de nos preparar para o pior", advertiu Obama, ao qualificar Matthew como uma "séria tempestade".

Matthew atinge Cuba

O furacão Matthew chegou com toda sua fúria ao extremo-leste de Cuba, onde os municípios Baracoa, Imías, Maisí e San Antonio del Sur da província de Guantánamo estavam isolados e bastante destruídos. Ainda não há informações sobre vítimas.

"Foi assustador. Não sobrou nada de Baracoa, apenas escombros e restos. Os casarões coloniais no centro da cidade, que eram lindos, estão destruídos", contou a dona de casa Quirenia Pérez, de 35 anos, que falou por celular com a AFP.

Com quase 82.000 habitantes, Baracoa é a cidade mais antiga de Cuba, com 505 anos, e polo turístico de Guantánamo, onde opera uma base americana que foi parcialmente evacuada antes da chegada do furacão.

"Em Baracoa, há bastante destruição, não temos relatos de perdas de vida, mas parece que as perdas materiais foram grandes", disse o general e vice-ministro das Forças Armadas Revolucionárias, Ramón Espinosa.

Haiti suspende eleições

O furacão deixou dez mortos no Haiti e quatro na República Dominicana, países que dividem a ilha Espanhola, levando as autoridades haitianas a adiarem as eleições presidenciais e legislativas convocadas para este domingo (9).

"É um balanço muito parcial porque continuamos recebendo informação que nos levará um tempo para confirmar", disse à AFP Guillaume Albert Moléon, porta-voz do ministério do Interior.

As autoridades têm de "fazer uma avaliação" dos danos do furacão, explicou o presidente do Conselho Eleitoral Provisório, Léopold Berlanger, assegurando que a nova data de votação será anunciada antes da próxima quarta-feira (12).

Na República Dominicana, o Centro de Operações de Emergência (COE) relatou mais de 8.500 evacuados em Santo Domingo e em províncias fronteiriças com o Haiti.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação