Mundo

Acuado e perdendo apoio até entre os republicanos, Trump se desculpa

Magnata republicano tenta contornar crise de campanha causada por vazamento de um vídeo em que faz declarações sexistas

postado em 09/10/2016 06:00

Magnata republicano tenta contornar crise de campanha causada por vazamento de um vídeo em que faz declarações sexistas

A quatro semanas das eleições, Donald Trump amarga seu pior momento na corrida presidencial, com perda de apoio dentro do próprio partido e uma sucessão de gafes, como o vídeo divulgado no fim da semana, no qual ; mais uma vez ; se refere às mulheres de forma grosseira e desrespeitosa. A repercussão negativa do diálogo do milionário com um apresentador de televisão, gravado em 2005, caiu como uma bomba na campanha e levou o candidato a se desculpar na manhã de ontem, numa atitude bastante rara em seu currículo. ;Eu disse, errei e me desculpo;, assumiu, ontem, em uma gravação postada em suas redes sociais. Contudo, em resposta a correligionários que pediram para Trump renunciar à candidatura, ele foi firme: ;A chance de que eu abandone é zero;.

O vídeo que agravou a já debilitada imagem do bilionário foi divulgado pelo jornal The Washington Post. São três minutos de gravação, nos quais ele se gaba de apalpar e tentar fazer sexo com mulheres, incluindo uma casada. ;Quando você é famoso, elas deixam você fazer. Agarra ela pela b*. Você pode fazer qualquer coisa;, disse o republicano, no set do programa Days of our lives. O diálogo é seguido por uma sucessão de grosserias e palavrões. ;Isso foi uma brincadeira de vestiário, uma conversa privada que aconteceu muitos anos atrás;, minimizou Trump, ao tentar contornar a situação. ;Peço desculpas se alguém se ofendeu. Nunca disse que sou uma pessoa perfeita. Nem finjo ser alguém que não sou.;

Era só o que faltava, porém, para que opositores e correligionários insatisfeitos com a presença do empresário nas fileiras do partido voltassem a pedir sua cabeça. ;Não posso continuar apoiando conscientemente essa pessoa para a Presidência;, disse o congressista republicano Jaseon Chaffetz, de Utah, à rede Fox. ;Estou doente pelo que ouvi hoje;, escreveu, em um comunicado, o chefe da bancada republicana no Congresso, Paul Ryan. Até o vice de Trump, Mike Pence, censurou o cabeça de chapa: ;Não concordo com essas declarações e não posso defendê-las;.

Em comunicado, a mulher de Trump, Melania, que estava casada com ele em 2005, disse que os comentários foram ;inaceitáveis e ofensivos;, mas pediu que as desculpas do bilionário fossem aceitas. ;Ele tem mente e coração de um líder;, afirmou.

Renúncia

Os congressistas republicanos Barbara Comstock e Mike Coffman, além do ex-governador de Utah Jon Hunstman chegaram a pedir que Trump abandonasse o pleito. ;Respeitosamente, peço-lhe que se afaste;, concordou o senador por Utah Mike Lee. Já o senador de Illinois Mark Kirk disse no Twitter que Trump deve abandonar a disputa eleitoral e que o Partido Republicano precisa ;empregar regras para uma substituição de emergência;.

Mesmo acuado pelos pares, o bilionário se manifestou em vários veículos de comunicação, repetindo que não deixará a corrida presidencial. ;Nunca, jamais, me dou por vencido;, disse, ao The Wall Street Journal. ;Eu nunca desiti de nada na vida;, repetiu, em entrevista ao The Washington Post. ;Eu estou tendo um apoio tremendo. As pessoas estão me telefonando para dizer: ;Nem pense em fazer nada, que não seja concorrer;;, garantiu.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação