Mundo

Trump chama republicanos que abandonaram sua candidatura de "hipócritas"

Ele justifica o assédio dizendo que "quando você é uma estrela, elas deixam você fazer isso"

Agência Estado
postado em 09/10/2016 18:41

O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua conta no Twitter para comentar a recente onda de abandono de membros de seu próprio partido à sua candidatura. Diversos republicanos, inclusive a ex-secretária de Estado dos EUA Condoleeza Rice, repudiaram Trump após um vídeo de 2005 que mostrava o magnata se gabando de apalpar e beijar mulheres sem o seu consentimento vir à tona. Na gravação, publicada pelo Washington Post na sexta-feira (07/10), Trump justifica o assédio dizendo que "quando você é uma estrela, elas deixam você fazer isso".

[SAIBAMAIS]
"Quantos hipócritas. Vejam os seus números das pesquisas - e das eleições - caírem", escreveu Trump no microblog. A velocidade e a amplitude do abandono à candidatura de Trump chocou alguns membros antigos do partido. "Nosso partido está na crise mais profunda desde o caso Watergate, em 1974", afirmou Ron Nehring, ex-presidente do Partido Republicano na Califórnia A debandada deve dar o tom do segundo debate presidencial, que acontece nesta noite, em St. Louis, às 22h. Trump já afirmou ao The Wall Street Journal que não vai desistir da corrida presidencial e o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani saiu em defesa do empresário e reiterou sua postura neste domingo (09/10).

"Pelo amor de Deus, que atire a primeira pedra quem nunca cometeu pecado", afirmou Giuliani à CNN. "O fato é que os homens às vezes falam desse jeito", defendeu. Segundo Giuliani, Trump pediu desculpas pelos seus comentários 11 anos atrás, quando tinha 59 anos. Hoje, aos 70, ele teria mudado seu pensamento sobre as mulheres, disse o ex-prefeito. Nas gravações de 2005, Trump diz: "Você sabe que eu sou automaticamente atraído por mulheres bonitas - eu começo a beijá-las. É como um ímã. Eu só beijo. Eu nem espero... E quando você é uma estrela, elas deixam você fazer isso. Você pode fazer tudo. Pegá-las pela vagina. Você pode fazer tudo". Fonte: Dow Jones Newswires.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação