Mundo

Rússia e Turquia firmam acordo para construção de gasoduto e selam paz

A obra servirá para transportar gás russo por meio do Mar Negro até a Turquia, perto da divisa com a Grécia

postado em 11/10/2016 09:03
Quase um ano depois do abatimento de um caça russo pelas forças turcas na fronteira com a Síria, os presidentes Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan selaram a paz entre eles nesta segunda-feira (10/10),com a assinatura de acordo para a construção do gasoduto Turkish Stream. A informação é da Agência Ansa.

A obra servirá para transportar gás russo por meio do Mar Negro até a Turquia, perto da divisa com a Grécia. O contrato foi firmado durante cerimônia em Istambul, deixando para trás os desentendimentos entre Putin e Erdogan.

[SAIBAMAIS]O pacto também marcou a primeira visita do presidente da Rússia à Turquia. Em novembro passado, decreto do governo russo impôs duras sanções econômicas a Ancara. A medida foi uma retaliação ao abatimento do caça, que matou um militar russo.


Com o Turkish Stream, a Turquia conseguirá importar gás a preços mais baratos, em um projeto diretamente ligado à construção da Central Nuclear de Akkuyu, que deve ser concluída em 2022 e está sendo feita por uma estatal de Moscou.

Nos próximos meses, o fluxo de mercadorias e viajantes entre os dois países deve voltar aos níveis anteriores à derrubada do caça, enquanto Putin tentará levar Erdogan para o seu lado nas discussões com os Estados Unidos sobre a guerra civil na Síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação