Mundo

Prefeito francês espalha cartazes contra migrantes

O prefeito de Beziers, Robert Ménard, pertencente ao partido de extrema-direita Frente Nacional, é conhecido por suas polêmicas declarações

Agência France-Presse
postado em 12/10/2016 09:42
Béziers, França -A cidade de Beziers, no sul da França, acordou na terça-feira com vários cartazes em suas ruas que mostram homens barbudos representados como invasores, uma campanha organizada por seu prefeito de extrema-direita, que se opõe à abertura de um centro de acolhida para demandantes de asilo.

"É isso, eles estão chegando... Os migrantes ao centro de nossa cidade", afirmam os cartazes. A foto mostra vários homens, negros ou muito morenos, com barba ou com o rosto coberto com um capuz, mobilizados em massa diante da catedral de Beziers. Além disso, o cartaz apresenta a frase "O Estado os impõe a nós".

O prefeito de Beziers, Robert Ménard, pertencente ao partido de extrema-direita Frente Nacional, é conhecido por suas polêmicas declarações. No dia 5 de setembro havia declarado em um debate de televisão que ser francês significava ser "europeu, branco e católico".

O governo francês, que expressou que deseja fechar o acampamento de Calais, no norte do país, onde estão alojados em condições precárias entre 7.000 e 9.000 migrantes, começou a abrir pequenos centros de acolhida em várias localidades para reforçar as estruturas já existentes.

Embora o plano tenha se desenvolvido sem incidentes, em algumas cidades a iniciativa não foi bem recebida pelos governos locais, que alegam não ter sido consultados, e que a população está muito abalada pelos ataques terroristas registrados na França.

Vários centros foram danificados ou incendiados, inclusive antes de sua abertura.

Na sexta-feira, Ménard atacou a abertura do abrigo e disse que ocorre num momento em que "o município trabalha há dois anos para dinamizar novamente o centro da cidade".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação