Mundo

Dezenas de bombardeios aéreos ocorrem na Síria contra a zona rebelde

Os bombardeios acontecem pela terceira semana consecutiva, desde o início de uma ofensiva do exército sírio para reconquistar a parte rebelde de Aleppo, segunda maior cidade síria

Agência France-Presse
postado em 14/10/2016 09:01
Beirute, Líbano - Dezenas de bombardeios executados por aviões do regime sírio e de sua aliada Rússia foram registrados na madrugada de quinta-feira para sexta-feira (14/10) contra a zona rebelde de Aleppo, informou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). "Vários bairros da zona leste de Aleppo foram intensamente bombardeados a partir da madrugada e até agora", disse à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH, que não teve condições de anunciar um eventual balanço de vítimas.

Os bombardeios acontecem pela terceira semana consecutiva, desde o início de uma ofensiva do exército sírio para reconquistar a parte rebelde de Aleppo, segunda maior cidade síria, controlada pelos [SAIBAMAIS]insurgentes desde 2012. "A violência dos bombardeios demonstrar que há uma decisão rusa de tomar o leste de Aleppo a qualquer preço", disse Abdel Rahman.

Na quinta-feira, as Forças Armadas russas anunciaram a disposição de garantir aos rebeldes armados uma saída desta metrópole do norte do país, dois dias antes do início, programado para sábado, de novas negociações entre Rússia e Estados Unidos sobre a Síria. Na parte rebelde da cidade, onde vivem 250 mil habitantes, mais de 370 pessoas, em sua maioria civis - incluindo 68 crianças - morreram desde 22 de setembro pelos bombardeios aéreos e os disparos de artilharia, segundo o OSDH.



Iniciada em 2011, a guerra civil na Síria se tornou gradualmente mais complexa e o conflito ganhou dimensão internacional. Mais de 300.000 pessoas morreram e mais de 13,5 milhões de sírios, incluindo seis milhões de crianças, precisam de ajuda humanitária, de acordo com a ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação