Mundo

Israel suspende cooperação com a Unesco após votação sobre Jerusalém

A decisão significa a rejeição a reuniões com representantes da Unesco ou a participar em conferências internacionais, explicou o ministério

Agência France-Presse
postado em 14/10/2016 09:07
Jerusalém, Undefined - Israel anunciou nesta sexta-feira (14/10) a suspensão de sua cooperação com a Unesco, um dia depois de uma votação criticada pelos israelenses como uma negação do vínculo milenar entre os judeus e Jerusalém.

Em uma carta dirigida à diretora geral da Unesco, Irina Bokova, e publicada no Twitter, o ministro israelense da Educação, Naftali Bennett, acusa a organização de dar um "apoio imediato ao terrorismo islamita" e anuncia a suspensão pela comissão israelense da Unesco de "todas as suas atividades profissionais com a organização internacional".

A decisão significa a rejeição a reuniões com representantes da Unesco ou a participar em conferências [SAIBAMAIS]internacionais, explicou o ministério. A Unesco aprovou na quinta-feira um texto apresentado por sete países árabes com o objetivo de "proteger o patrimônio cultural da Palestina e o caráter distintivo de Jerusalém Oriental".

Jerusalém Oriental é a parte palestina de Jerusalém ocupada desde 1967 por Israel, e anexada posteriormente, e que os palestinos aspiram a tornar a capital de seu futuro Estado. Nesta área fica a extremamente sensível Esplanada das Mesquitas, terceiro local sagrado do islã, e local mais sagrado para os judeus, que o chamam de Monte do Templo. Neste ponto ficava o segundo templo judaico destruído pelos romanos no ano 70.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação