Mundo

México espera extraditar "El Chapo" aos Estados Unidos em 2017

A chancelaria mexicana autorizou a extradição em maio, mas a defesa apresentou dois recursos em junho para impedir a transferência do líder do cartel de Sinaloa aos Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 14/10/2016 10:32
México, México - O governo mexicano espera extraditar aos Estados Unidos o narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán em janeiro ou fevereiro, afirmou nesta sexta-feira (14/10) o comissário nacional de Segurança, Renato Sales Heredia. "Esperamos que em janeiro ou fevereiro", disse o comissário em uma entrevista ao canal Televisa, ao ser questionado sobre a extradição do narcotraficante, que é solicitada por dois tribunais americanos.

Guzmán, recapturado em janeiro depois de uma fuga espetacular em 2015 por túnel de uma penitenciária federal de segurança máxima, aguarda em uma prisão de Ciudad Juárez (norte) a [SAIBAMAIS]resolução legal do caso, que agora está nas mãos de um juiz distrital. "Ele (Sales Heredia) pode calcular, pode ter uma opinião pessoal. Eu considero muito difícil que aconteça até janeiro", disse, a seu lado, José Refugio Rodríguez, advogado de Guzmán.

O advogado explicou que os prazos para esgotar os recursos legais contra a extradição podem superar o início de 2017. Ele disse que recebeu instruções de Guzmán para "lutar até o fim" para evitar a medida. No dia 26 de setembro, o juiz responsável pelo caso celebrou uma audiência em que encerrou a apresentação de provas para iniciar um período de reflexão antes de anunciar sua decisão. No caso de uma sentença a favor da extradição, a defesa pode apelar e até mesmo recorrer à Suprema Corte.



A chancelaria mexicana autorizou a extradição em maio, mas a defesa apresentou dois recursos em junho para impedir a transferência do líder do cartel de Sinaloa aos Estados Unidos, onde é solicitado por tribunais do Texas e da Califórnia por acusações que incluem homicídio e narcotráfico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação