Mundo

Farc celebram prorrogação do cessar-fogo na Colômbia

Presidente Juan Manuel Santos anunciou ontem (13/10) que estendeu o cessar-fogo até 31 de dezembro, embora tenha assegurado que espera encontrar antes dessa data uma saída para "ter um novo acordo"

Agência France-Presse
postado em 14/10/2016 23:22

A guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) comemorou, nesta sexta-feira (14/10), a decisão do governo da Colômbia de prorrogar até o fim de ano o cessar-fogo bilateral, e reiterou sua disposição a discutir as propostas de ajuste do acordo de paz rejeitado nas urnas.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou ontem (13/10) que estendeu o cessar-fogo até 31 de dezembro, embora tenha assegurado que espera encontrar antes dessa data uma saída para "ter um novo acordo" de paz com a guerrilha.

"Saudamos a decisão do presidente Juan Manuel Santos de manter o cessar-fogo bilateral e definitivo. E reafirmamos (...) que continuamos, coincidindo de maneira contundente nessa decisão", disseram os rebeldes em um comunicado divulgado em Havana, sede das negociações de paz.

O alto comando das Farc garantiu que está pronto para começar, já a partir da próxima terça (18/10), o debate das iniciativas dos opositores ao acerto de paz, firmado em 26 de setembro em Havana, após quase quatro anos de negociações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação