SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Mossul pode ter grande deslocamento populacional em menos de uma semana

A coordenadora da ONU para o Iraque, Lise Grande, declarou à imprensa que até o momento não há muita gente fugindo da cidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 17/10/2016 12:32

France Presse

Erbil, Iraque - Um deslocamento em massa da população pode começar em menos de uma semana em Mossul, Iraque, advertiu com preocupação a ONU nesta segunda-feira (17/10), horas depois do anúncio do início da operação iraquiana para recuperar a cidade, nas mãos do grupo extremista Estado Islâmico (EI).

As autoridades iraquianas lançaram nesta segunda-feira a ofensiva para reconquistar Mossul, a segunda cidade do país e reduto do EI no Iraque, apoiadas por uma coalizão internacional antijihadista liderada pelos Estados Unidos. Mas esta operação aumenta os temores de um desastre humanitário para os 1,5 milhão de pessoas que vivem nesta cidade do norte do Iraque.

A coordenadora da ONU para o Iraque, Lise Grande, declarou à imprensa que até o momento não há muita gente fugindo da cidade. "O que esperamos, baseando-nos no que o exército (iraquiano) disse, é que se ocorrerem importantes deslocamentos populacionais, isso pode acontecer em cinco ou seis dias", afirmou Grande, que se dirigiu através do Skype a jornalistas reunidos em Erbil, a capital da região autônoma do Curdistão iraquiano.

Leia mais notícias em Mundo

Segundo Grande, estão trabalhando a partir de uma hipótese de 200.000 deslocados "nas duas primeiras semanas", mas este número pode aumentar de forma significativa durante a operação. "No pior dos casos, vamos literalmente rumo à maior operação humanitária no mundo em 2016", havia advertido anteriormente.

publicidade

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.
 
filomena
filomena - 17 de Outubro às 14:53
Os terroristas ja foram avisads pelos patroes deles para se retirarem e irem atacar cidades Russas. Canalhice! A ONU e' dominada pela OTAN, mais precisamente pela cabeca USA.

publicidade