Mundo

Áustria demolirá casa natal de Hitler

A data de apresentação deste projeto de lei no Parlamento austríaco ainda não foi anunciada, nem tampouco as datas previstas para a transformação do local

Agência France-Presse
postado em 17/10/2016 15:13

Viena, Áustria - A casa natal de Adolf Hitler no norte da Áustria será demolida para a construção de um novo edifício, colocando fim a anos de uma batalha judicial, anunciou nesta segunda-feira o ministro do Interior austríaco.


[SAIBAMAIS]"A casa de Hitler será destruída. As fundações poderão ser conservadas, mas será construído um novo edifício", declarou o ministro Wolfgang Sobotka ao jornal austríaco Die Presse, acrescentando que a nova construção será destinada ao uso "beneficente ou administrativo". Para que o projeto se concretize, o governo austríaco deverá concluir o procedimento de expropriação da casa situada no centro de Braunau-am-Inn, perto da fronteira com a Alemanha, informou à AFP um porta-voz do ministério do Interior.

Um projeto de lei de expropriação à proprietária foi elaborado em julho para que o Estado austríaco recupere o imóvel e evite qualquer possibilidade de que a casa se transforme em um local de peregrinação nazista. A data de apresentação deste projeto de lei no Parlamento austríaco ainda não foi anunciada, nem tampouco as datas previstas para a transformação do local.

A enorme casa com fachada amarela, onde Hitler nasceu em 20 de abril de 1889, está vazia desde 2011, quando o governo interveio na batalha judicial com a atual proprietária, Gerlinde Pommer, moradora da cidade, cuja família é dona da casa há mais de um século. Nos anos 1970, o governo austríaco assinou um contrato com Pommer e transformou a casa em um centro para pessoas com deficiência, até quando a proprietária rechaçou autorizar trabalhos de restauração indispensável e o local foi fechado.

Desde então, o destino da casa é motivo de intensos debates entre especialistas e dentro do próprio governo austríaco. Uma comissão foi designada pelo governo e recomendou mudanças "arquitetônicas profundas" na construção, informou nesta segunda-feira o porta-voz do ministério, acrescentando que a recomendação será aplicada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação