Mundo

Barack Obama promete apoio a Antonio Guterres na ONU

Guterres, de 67 anos, substituirá o sul-coreano Ban Ki-moon, um diplomata que dirigiu a ONU por uma década

Agência France-Presse
postado em 19/10/2016 08:41
Washington, Estados Unidos - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, felicitou nesta terça-feira (19/10) o próximo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, por sua recente eleição, e prometeu que Washington seguirá trabalhando em estreita colaboração com o organismo.

Em telefonema, Obama também destacou ao ex-premier português, que assumirá como secretário-geral no dia 1; de janeiro, a importância de se reformar a ONU, para "garantir a manutenção de uma paz eficaz e responsável".

"O presidente confirmou nossa contínua assistência aos esforços das Nações Unidas para fazer frente a uma ampla gama de desafios globais, incluindo a mudança climática, a emigração forçada, o desenvolvimento sustentável, a não proliferação de armas, a ajuda humanitária, a prevenção dos conflitos, a manutenção da paz e a promoção dos direitos humanos".



Obama "reforçou a importância de se fortalecer os esforços de reforma das Nações Unidas, incluindo a garantia da manutenção de uma paz eficaz e responsável, e do fortalecimento e modernização das instituições da ONU". Guterres, de 67 anos, substituirá o sul-coreano Ban Ki-moon, um diplomata que dirigiu a ONU por uma década.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação