Mundo

Eleições americanas: Trump reconhecerá resultado se for 'o vencedor'

Trump insistiu na possibilidade de uma "manipulação" da eleição

Agência France-Presse
postado em 20/10/2016 18:39

Delaware, Estados Unidos - O candidato republicano à Presidência dos EUA, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (20/10) que aceitará o resultado das eleições de 8 de novembro, se for "claro", reservando-se o direito de apelar se considerá-lo "questionável".


[SAIBAMAIS]"Aceitarei um resultado claro das eleições, mas também me reservo o direito de responder e apresentar acusações legais em caso de um resultado questionável", disse Trump durante um comício na cidade de Delaware, em Ohio. Nesse mesmo discurso, Trump antecipou que aceitará o resultado da eleição presidencial, mas gerou confusão, ao acrescentar que isso acontecerá apenas se ele for o vencedor.

"Quero prometer a todos meus eleitores (...) que aceitarei totalmente os resultados dessa grandiosa e histórica eleição presidencial", disse Trump, ressaltando: "se for o ganhador". No terceiro e último debate com sua rival, a democrata Hillary Clinton, na noite de ontem em Las Vegas, Trump causou mal-estar e preocupação ao evitar se comprometer a respeitar o resultado da eleição.

Nesta quinta, em Delaware, Trump insistiu na possibilidade de uma "manipulação" da eleição. "Queremos que a eleição seja justa, e isso não tem nada a ver comigo, mas com o futuro do país. Temos de ter uma eleição justa", insistiu. Trump também disse que Hillary "trapaceou" no debate, já que recebeu antecipadamente - segundo ele - as perguntas que seriam formuladas. "É uma pessoa muito desonesta", completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação