Mundo

EUA: Coreia do Norte terá resposta 'esmagadora' se usar arma nuclear

A Coreia do Norte lançou nesta quinta-feira (20/10) o que parece ter sido o teste frustrado de um poderoso míssil de médio alcance

Agência France-Presse
postado em 20/10/2016 19:11

Washington, Estados Unidos - O secretário americano da Defesa, Ashton Carter, condenou nesta quinta-feira (20/10) o último teste nuclear da Coreia do Norte e voltou a prometer uma resposta "esmagadora" se Pyongyang usar armas nucleares.


[SAIBAMAIS]Hoje, a Coreia do Norte lançou o que parece ter sido o teste frustrado de um poderoso míssil de médio alcance. Segundo especialistas, o artefato poderá estar em funcionamento no início do ano que vem.

"Condenamos firmemente o teste realizado ontem à noite, o qual, inclusive ao falhar, violou várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU", disse Carter em entrevista coletiva ao lado do ministro sul-coreano da Defesa, Han Min-Koo. Carter repetiu a promessa que fez ontem, em Washington, com o secretário de Estado, John Kerry, antes do mais recente teste de míssil.

"Não vamos nos enganar: qualquer ataque aos Estados Unidos, ou aos nossos aliados, não apenas será frustrado, mas que o uso de qualquer arma nuclear receberá uma resposta esmagadora e efetiva", completou. Trata-se do segundo lançamento frustrado em menos de uma semana do míssil Mussudan, que teria um alcance entre 2.500 e 4.000 km.

Kerry disse ontem que, assim que for possível, os Estados Unidos instalarão um escudo antimísseis na Coreia do Sul, apesar da oposição da China. Washington vê a construção do sistema THAAD (Terminal High Altitude Area Defense) como uma proteção contra o desenvolvimento de mísseis e tecnologia nuclear da Coreia do Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação