Mundo

ONU abre investigação sobre trágico ataque a comboio humanitário na Síria

O ataque de 19 de setembro a um comboio humanitário misto da ONU e do Crescente Vermelho sírio-árabe na província setentrional de Aleppo deixou pelo menos 18 mortos

Agência France-Presse
postado em 21/10/2016 23:51

As Nações Unidas (ONU) estabeleceram uma investigação "interna e independente" sobre um ataque no mês passado a um comboio de ajuda humanitária na Síria no qual morreram pelo menos 18 pessoas, disse nesta sexta-feira (21/10) o porta-voz Stephane Dujarric.

A junta começará seus trabalhos na próxima semana e será conduzida pelo tenente-general Abhijit Guha, indicou o porta-voz do secretário-geral Ban Ki-Moon em um comunicado.

Este comitê especial apresentará seus resultados diretamente Ban, que vai "revisar o informe e decidir quais são os passos a seguir".


O secretário-geral "pede a todas as partes para cooperar plenamente com o comitê", afirmou seu porta-voz.

A ONU tinha anunciado em 30 de setembro que planejava formar uma junta encarregada de investigar o incidente.

O ataque de 19 de setembro a um comboio humanitário misto da ONU e do Crescente Vermelho sírio-árabe na província setentrional de Aleppo deixou pelo menos 18 mortos - inclusive um membro da segunda organização - e destruiu pelo menos 18 dos 31 veículos de assistência.

Washington expressou, então, sua indignação pelo ataque e o atribuiu à Rússia, que negou sua responsabilidade no mesmo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação