SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Pobre menino Jesus... Estátua de Cristo recebe restauração desastrosa

A escultura foi instalada há quase dez anos na porta da igreja Nossa Senhora dos Pinhais, na província de Ontário

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

Reprodção/Heidi Ulrichsen/Sudbury.com


Parece que a idosa espanhola que fez uma restauração desastrosa da pintura Ecce Homo andou espalhando seus ensinamentos pelo mundo. Desta vez, a cabeça de uma estátua do Menino Jesus no Canadá foi completamente desfigurada por uma mulher com, digamos, pouca vocação para a arte.

A escultura foi instalada há quase dez anos na porta da igreja Nossa Senhora dos Pinhais, na província de Ontário. Nesse período, a cabeça de Jesus já havia sido arrancada algumas vezes. Só que no ano passado, além de arrancarem, os vândalos também roubaram a cabeça do Menino Jesus. O padre responsável pela Paróquia, Gérard Lajeunesse, começou a questionar os comerciantes locais para saber se algum deles poderia construir uma nova cabeça. Foi, então, que a "artista" Heather Wise se solidarizou com a situação de Jesus e decidiu agir.


 

"Eu estava muito triste. Meus sentimentos foram feridos quando eu vi, porque eu pensava 'quem poderia fazer isso'. Não era uma coisa boa ver aquela situação. Então, eu disse: 'sou uma artista, eu gostaria de consertar isso", contou Wise a uma publicação local. "Fazer a estátua do Menino Jesus para uma igreja é uma honra para a minha carreira artística", completou a mulher que aprendeu a fazer esculturas em uma faculdade da região, mas nunca havia trabalhado com pedras.

A imagem da restauração malsucedida fez sucesso na internet. Só que não exatamente da maneira que a artista esperava. Alguns internautas chegaram a comparar a imagem do Filho de Deus à da personagem de desenho animado Maggie Simpson, filha mais nova de Homer e Marge Simpson. O padre Lajeunesse disse entender o ponto de vista dos críticos, afirmando que o contraste das cores é "realmente um choque para os olhos". Mas tentou valorizar o trabalho de Wise. "É uma primeira tentativa", justificou. "Ela fez isso com toda a bondade de seu coração", finalizou.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.