Mundo

Pobre menino Jesus... Estátua de Cristo recebe restauração desastrosa

A escultura foi instalada há quase dez anos na porta da igreja Nossa Senhora dos Pinhais, na província de Ontário

Fernando Jordão - Especial para o Correio
postado em 21/10/2016 23:53

Estátua de Jesus após restauração desastrosa

Parece que a idosa espanhola que fez uma restauração desastrosa da pintura Ecce Homo andou espalhando seus ensinamentos pelo mundo. Desta vez, a cabeça de uma estátua do Menino Jesus no Canadá foi completamente desfigurada por uma mulher com, digamos, pouca vocação para a arte.

A escultura foi instalada há quase dez anos na porta da igreja Nossa Senhora dos Pinhais, na província de Ontário. Nesse período, a cabeça de Jesus já havia sido arrancada algumas vezes. Só que no ano passado, além de arrancarem, os vândalos também roubaram a cabeça do Menino Jesus. O padre responsável pela Paróquia, Gérard Lajeunesse, começou a questionar os comerciantes locais para saber se algum deles poderia construir uma nova cabeça. Foi, então, que a "artista" Heather Wise se solidarizou com a situação de Jesus e decidiu agir.


Artista responsável pela restauração da estátua de Jesus

"Eu estava muito triste. Meus sentimentos foram feridos quando eu vi, porque eu pensava ;quem poderia fazer isso;. Não era uma coisa boa ver aquela situação. Então, eu disse: ;sou uma artista, eu gostaria de consertar isso", contou Wise a uma publicação local. "Fazer a estátua do Menino Jesus para uma igreja é uma honra para a minha carreira artística", completou a mulher que aprendeu a fazer esculturas em uma faculdade da região, mas nunca havia trabalhado com pedras.

A imagem da restauração malsucedida fez sucesso na internet. Só que não exatamente da maneira que a artista esperava. Alguns internautas chegaram a comparar a imagem do Filho de Deus à da personagem de desenho animado Maggie Simpson, filha mais nova de Homer e Marge Simpson. O padre Lajeunesse disse entender o ponto de vista dos críticos, afirmando que o contraste das cores é "realmente um choque para os olhos". Mas tentou valorizar o trabalho de Wise. "É uma primeira tentativa", justificou. "Ela fez isso com toda a bondade de seu coração", finalizou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação