Mundo

Venezuela quer reforçar cooperação para estabilizar preço do petróleo

"O Irã apoiará qualquer ação para estabilizar o mercado do petróleo, assegurar um preço e cotas justas", declarou o presidente iraniano

Agência France-Presse
postado em 23/10/2016 10:38

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, pediu neste sábado (22) um reforço da cooperação entre os países produtores de petróleo - membros, ou não, da Opep - para estabilizar os preços, durante uma visita ao Irã.

[SAIBAMAIS]"Para estabilizar os preços do petróleo, é preciso refletir [...], aumentar as consultas entre os países produtores, Opep e não Opep", declarou Maduro em um encontro com o presidente do Irã, Hassan Rouhani, segundo o site da Presidência iraniana. "Os países produtores devem buscar um acordo justo para estabilizar os preços", acrescentou.

"O Irã apoiará qualquer ação para estabilizar o mercado do petróleo, assegurar um preço e cotas justas", declarou o presidente iraniano, que considerou que a cooperação entre os países da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aqueles que não fazem parte do cartel é "necessária". Em setembro, os países-membros da Opep acertaram limitar seu teto de produção para reforçar os preços.

Leia mais notícias em Mundo

Já o número um iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, declarou que a redução do preço do petróleo era "um instrumento" usado pelos Estados Unidos para exercer pressão sobre os "países independentes", segundo sua página oficial. "Podemos adotar uma política racional e reforçar a cooperação para desmantelar esses complôs e essa política hostil", insistiu.

Maduro chegou neste sábado (22) ao Irã, após um encontro com o presidente azerbaijano, Ilham Aliyev. Conforme a agência de notícias Irna, nessa reunião, Maduro afirmou que está em gestação um acordo entre os países da Opep e os que não pertencem ao cartel. Depois do Irã, o presidente venezuelano viaja para Arábia Saudita e Catar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação