Mundo

Região belga ameaça romper negociações sobre acordo UE-Canadá

"Não podem nos obrigar a ceder sob pressão e não podem nos pedir para ignorar os procedimentos de controle parlamentar", acrescentou o líder da Valônia

Agência France-Presse
postado em 25/10/2016 13:19
Bruxelas, Bélgica - A região belga de Valônia, cuja oposição ao acordo comercial entre UE e Canadá (Ceta) impede sua assinatura, encerrará as negociações caso seja imposto "um quarto ultimato", garantiu nesta terça-feira o chefe do governo regional, Paul Magnette. "Já recebemos três ultimatos. Se houver um quarto ultimato, poremos um fim às negociações", garantiu Magnette, em sua chegada a uma reunião de entidades regionais belgas em Bruxelas.

"Não podem nos obrigar a ceder sob pressão e não podem nos pedir para ignorar os procedimentos de controle parlamentar", acrescentou o líder da Valônia, uma entidade belga que, junto com a região de Bruxelas e com a comunidade francófona, impedem a Bélgica de dar sua aprovação ao Ceta.

"Não queremos uma arbitragem privada, nem agora nem mais tarde", reiterou Magnette, para quem as jurisdições públicas deveriam ser as encarregadas de solucionar os eventuais conflitos entre multinacionais e Estados, já que "defendem o interesse público, o meio ambiente, a previdência social e os setores públicos".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação