Mundo

Unicef: 145 crianças-soldado são libertadas no Sudão do Sul

A Unicef estima que cerca de 16 mil crianças combatem ou trabalham para grupos armados no Sudão do Sul, e inclusive no exército nacional

Agência France-Presse
postado em 26/10/2016 13:07
Nairóbi, Quênia - A Unicef, a agência para a infância da ONU, indicou nesta quarta-feira (26/10) ter negociado a libertação de 145 crianças-soldado por parte de dois grupos rebeldes no Sudão do Sul. "Esperamos que as libertações de hoje sejam seguidas por muitas outras", afirmou o responsável da Unicef no Sudão do Sul, Mahimbo Mdoe.

A Unicef estima que cerca de 16 mil crianças combatem ou trabalham para grupos armados no Sudão do Sul, e inclusive no exército nacional. Apenas neste ano mais de 800 crianças foram recrutadas por estes grupos, segundo Mdoe. As 145 crianças libertadas nesta semana procedem dos grupos rebeldes Facção Cobra e do principal grupo insurgente, SPLA/TO, ambos da região leste do país.

As crianças libertadas são desarmadas, recebem roupas civis e seguem um programa de reintegração. Além disso, são ajudadas na busca por suas famílias. O Sudão do Sul, que proclamou sua independência em julho de 2011, afundou na guerra civil dois anos e meio depois. O conflito deixou dezenas de milhares de mortos e 2,5 milhões de deslocados, provocando uma grave crise humanitária.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação