SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

44 países já tiveram líderes mulheres antes dos Estados Unidos

Há 240 anos, país norte-americano é chefiado por homens; nesta terça-feira, a democrata Hillary Clinton pode quebrar essa escrita

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/11/2016 09:00 / atualizado em 07/11/2016 23:23

Fernando Jordão - Especial para o Correio /

AFP / JEFF KOWALSKY
 
 
Considerada a maior potência econômica do planeta e berço de algumas das principais inovações tecnológicas, os Estados Unidos parecem ter ficado para trás em relação ao resto do mundo em um quesito: ter uma líder mulher. Em 240 anos de história, o país só foi comandado por homens. Nesta terça-feira (8/11), a democrata Hillary Clinton — que enfrenta o republicano Donald Trump — pode romper essa escrita e se tornar a primeira presidente norte-americana.
 
Porém, caso Hillary vença a eleição, e os EUA venham a ter uma mulher no comando, o farão com 56 anos de atraso em relação ao pioneiro: o Sri Lanka. Em 1960, Sirimavo Bandaranaike tornou-se primeira-ministra do país, que passou, então, a ser o primeiro do mundo moderno chefiado por uma mulher.
 

De acordo com a rede britânica BBC, desde então, outras 55 mulheres foram escolhidas para liderar 44 países ao redor do globo. Algumas tornaram-se bastante emblemáticas, como premiê britânica Margaret Thatcher, que ficou conhecida como "A Dama de Ferro". No Brasil, Dilma Rousseff foi a primeira – e única até o momento – mulher a govermar o país.

Confira algumas nações que tiveram líderes mulheres antes dos Estados Unidos:
 
AFP / STEVE WILKINSON
 
AFP / THIERRY CHARLIER
 
AFP PHOTO / ERIC PIERMONT
 
 
AFP / Juan Mabromata
 
AFP PHOTO / AGENCIA SENADO - Geraldo Magela
 

publicidade

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

publicidade