Mundo

Hillary tem menos votos populares, mas lidera em número de delegados

Candidata venceu em Nova York - tradicional reduto democrata - e chegou a 97 delegados; Trump tem 84; para chegar à Casa Branca, são necessários 270

Fernando Jordão - Especial para o Correio
postado em 09/11/2016 00:06
Tradicional reduto democrata, o estado de Nova York deu a maioria de seus votos a Hillary Clinton. Com isso, a ex-secretária de Estado chegou a 97 delegados, de acordo com a rede norte-americana CNN. Ela também já havia vencido em outros oito estados: Vermont, Illinois, Massachusetts, Rhode Island, New Jersey, Maryland, Delaware e no distrito de Columbia (onde fica a capital, Washington D.C.).
Leia mais notícias sobre as Eleições nos EUA
Donald Trump, por sua vez, venceu em mais cinco estados, mas ainda segue atrás da democrata em número de delegados: tem 84. Para chegar à Casa Branca, são necessários 270. O republicano levou a maior parte dos votos em treze estados: Kansas, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Nebraska e Wyoming.

Em votos populares nos estados onde a votação já foi encerrada, Hillary aparece em segundo lugar, com 46%. Trump lidera com 50,3%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação