Mundo

Obama promete transição tranquila para governo Trump

Presidente afirma que a transição de poder pacífica é um dos marcos da democracia americana

Humberto Rezende
postado em 09/11/2016 15:41

Obama discursou no jardim da Casa Branca, ao lado do vice, Joe Biden

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu uma transição "suave" do seu governo para o do candidato eleito, Donald Trump.

"Não é segredo que eu e o senhor Trump temos nossas diferenças. Mas, há oito anos, eu e George Bush também tínhamos", afirmou. "Eu instruí minha equipe para agir da mesma forma como a equipe de Bush agiu e garantir uma transição suave", prosseguiu.

Obama ressaltou que a transição pacífica de poder é um dos marcos da democracia americana. "Em alguns dias, vamos mostrar isso", afirmou.

O presidente pregou ainda a superação das diferenças. "Na verdade, estamos no mesmo time. Nós não somos, em primeiro lugar, democratas ou republicanos. Em primeiro lugar, nós somos americanos, somos patriotas."

Recado aos jovens


Assim como a candidata derrotada Hillary Clinton, a quem agradeceu e elogiou, o presidente se preocupou em falar para os jovens. "Vocês devem se manter encorajados. Não se tornem cínicos. Vocês precisam acreditar que que podem fazer a diferença", pregou.

Obama lembrou que já venceu e perdeu eleições. "É assim que a política funciona às vezes. Nós tentamos convencer às pessoas de que estamos certos. Então, as pessoas votam e, às vezes perdemos. Nessa hora, aprendemos com nosso erros, curamos nossas feridas e voltamos mais fortes."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação