SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Funcionários da diplomacia russa confirmam encontros com equipe de Trump

Vice-chanceler de Vladimir Putin admite vontade de explorar oposição do magnata à política externa de Barack Obama; Otan revela preocupação com a aliança

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 11/11/2016 06:00 / atualizado em 11/11/2016 01:45

Petras Malukas/AFP - 13/05/2016


As relações de Donald Trump com o Kremlin de Vladimir Putin, assunto recorrente ao longo da disputa pela Casa Branca, voltaram nessa quinta-feira (10/11) ao noticiário com as declarações de dois nomes de peso para a política externa de Moscou. O vice-chanceler, Sergei Ryabkov, e a porta-voz da chancelaria, Maria Zakharova, admitiram que pessoal diplomático russo manteve contato com a equipe do candidato republicano — agora presidente eleito — durante a campanha. Nenhum dos dois funcionários acrescentou detalhes sobre os assuntos tratados, mas Zakharova admitiu que pedidos de encontros foram rejeitados pela equipe de Hillary Clinton.

“É óbvio que conhecemos a maior parte do pessoal (de Trump)”, disse Ryabkov à agência russa de notícias Interfax. “São pessoas que sempre estiveram em evidência nos Estados Unidos, ocuparam posições importantes. Não posso dizer que todos, mas alguns tantos estiveram em contrato com representantes nossos.”

Leia mais notícias de Mundo

O vice-chanceler não perdeu a oportunidade de alimentar as insinuações e especulações sobre o interesse do Kremlin em explorar a notória oposição do presidente eleito à política externa de Obama, que impôs sanções a Moscou pela anexação da Crimeia e pela intervenção no conflito separatista da Ucrânia. “Estamos começando a examinar os meios para construir um diálogo com o futuro governo (dos EUA) e a definir os canais que usaremos para esse propósito.”

 

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui 

publicidade

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

publicidade